Europa fecha porta a imigrantes

Matthijs Nieuwenhuis*
14-02-2008

Na luta contra a imigração na União Européia, a direção executiva decidiu aumentar o número de regras para impedir a entrada de novos imigrantes. Em 13 de fevereiro, o Comissário Europeu de Justiça e Segurança, Franco Frattini, apresentou novos planos para reforçar a vigilância nas fronteiras externas. A mais visível dessas regras propõe um banco de dados europeu para fixar idas e vindas de cidadãos estrangeiros no bloco.
Com essas regras, a União Européia vai se parecer cada vez mais com os Estados Unidos. Quem deseja visitar o bloco deverá carregar um caminhão de papéis com informações pessoais para provar suas intenções. Depois, vai ficar ainda sob controle constante enquanto estiver dentro das fronteiras.
As regiões fronteiriças contarão com controle para ninguém entrar escondido, caminhando pelas florestas, como fazem muitos imigrantes na fronteira do México com os Estados Unidos. Com as novas medidas, a finalidade principal dos europeus não é combater o terrorismo, como alegam os Estados Unidos. Querem simplesmente combater a imigração ilegal, fechando as portas de entrada do território.
Visto de turista

Em 2006 entraram oito milhões de imigrantes ilegais na União Européia. Mais da metade entrou legalmente, para permanecer por um determinado período, em geral com visto de turista. Mas nunca retornaram ao país de origem.
Nessa leva entraram muitos brasileiros, através de Portugal, como turistas, e dali se instalaram em outros países europeus. Uma vez no continente, não há controle de passaporte entre os 27 países da União Européia. Se depender do comissário europeu, Franco Frattini, esses imigrantes devem ser "agarrados e expulsos para seus países de origem".